quarta-feira, 18 de junho de 2008

Discografia obrigatória - Secos e Molhados

Bem, amigos...
Há quem diga que a performance e maquiagem do Kiss foram inspiradas nesses caras, por um produtor gringo que após tentativas frustradas de trabalhar com o Secos e Molhados produziu sua versão yankee. Bem... verdade ou não, vai aí a historia dos caras:

Criado pelo compositor João Ricardo em 1971, o Secos e Molhados é um dos maiores fenômenos musicais do Brasil. Sua formação inicial era composta por: João Ricardo (violão de doze cordas e gaita), Fred (bongô) e Antônio Carlos, ou Pitoco, como é mais conhecido.
O som completamente diferente à época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em conhecer o grupo. Entre os “curiosos” estava a cantora e compositora Luli, com quem João Ricardo fez alguns dos maiores sucessos já gravados no Brasil ("O Vira" e "Fala").
Fred e Pitoco, em julho de 1971, resolvem seguir carreira solo e João Ricardo sai à procura de um vocalista. Por indicação de Luli, conhece Ney Matogrosso, que muda-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Depois de alguns meses, Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo, é incorporado ao grupo. O Secos & Molhados começa a ensaiar e depois de um ano se apresenta no teatro do Meio, do Ruth Escobar, que virou um misto de bar-restaurante chamado "Casa de Badalação e Tédio".
No dia 23 de maio de 1973, o grupo entra no estúdio "Prova" para gravar - em sessões de seis horas ao dia, por quinze dias, em quatro canais – seu primeiro disco, que vendeu mais de 300 mil cópias em apenas dois meses, atingindo um milhão de cópias em pouco tempo.
Os Secos e Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público. Em fevereiro de 1974, fazem um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil. Em agosto do mesmo ano, é lançado o segundo disco e João Ricardo decide reciclar os integrantes da banda.
Em maio de 1978, João Ricardo lança o terceiro disco dos Secos e Molhados com Lili Rodrigues, Wander Taffo, Gel Fernandes e João Ascensão. Surge mais um sucesso do grupo, "Que Fim Levaram Todas as Flores?", canção mais executada no Brasil naquele ano.
Agosto de 1980, junto com os irmãos Lempé - César e Roberto – o Secos e Molhados lança o quinto disco . A quinta formação do grupo nasce no dia 30 de junho de 1987, com o enigmático Totô Braxil, em um concerto no Palace, em São Paulo. Em maio de 1988 sai o álbum "A Volta do Gato Preto".
Simplesmente sozinho, em 1999, João Ricardo lança "Teatro?" mostrando definitivamente a marca do criador dos Secos e Molhados.

Vou postar apenas os discos dos quais faz parte o Sr. Ney Matogrosso, porque sinceramente, amigos... Não gosto dos outros...

1973 - Secos & Molhados


Quer ouvir?
Baixe aqui!

1973 - Secos & Molhados

1974 - Secos & Molhados


Quer ouvir?
Baixe aqui!
1974 - Secos & Molhados


Um comentário:

Anônimo disse...

Porque não foi dado o crédito ao fotógrafo Antonio Carlos Rodrigues, que concebeu e realizou as duas capas do grupo? A primeira delas, inclusive, foi escolhida como a melhor dos ultimos 30 anos em concurso realizado há 6 anos pela Folha de São Paulo.