quinta-feira, 19 de junho de 2008

Os clássicos western! De Ennio Morricone!

Os clássicos do western que eu considero os maiores marcos do gênero, possuem trilhas sonoras grandiosas que remetem à minha infancia quando assistia estes filmes com meu pai. O velho Nonô possuia um disco de trilhas sonoras deste gênero que escutei incansavelmente na infancia e escuto até hoje.
Bem... O curioso sobre estes filmes é que apesar de serem considerados americanos e protagonizados por americanos (o Clint é o cara!), foram produzidos pelo lendário italiano Sergio Leone, filmados na Europa e com trilha sonora do grande Ennio Morricone, o rei das trilhas sonoras grandiosas. Que também é italiano! Por conta disto estes filmes são conhecidos por "western spaghetti". Curioso né!

Lá vai a história! Estes filmes e suas trilhas sonoras são realmente sensacionais!!

1964 - "A Fistfull of Dollars" ou "Per un Pugno di Dollari"

Por um punhado de dólares ou Per un pugno di dollari (em italiano), ou ainda A Fistful of Dollars (em inglês), é um filme de 1964 dirigido pelo italiano, Sergio Leone, e com a atuação principal de Clint Eastwood. O filme iniciou a popularidade dos gênero "Spaghetti western" e faz parte da trilogia dos dólares (como é comumente conhecida).

Quer ouvir?
Baixe aqui!
1964 - AFistfull of Dollars


1965 - "For a Few Dollars More" ou "Per qualche dollaro in più"

Per qualche dollaro in più ou For a Few Dollars More (Estados Unidos) é um filme italiano de 1965 do gênero western (western spaghetti) dirigido por Sergio Leone. Lançado nos Estados Unidos em 1967, o filme é a segunda parte da chamada Trilogia dos Dólares do diretor Leone. Clint Eastwood é o protagonista deste e dos outros filmes, sempre interpretando um Pistoleiro sem nome, papel que o celebrizou no cinema.

Quer ouvir?
Baixe aqui!
1965 - For a Few Dollars More


1966 - "The Good, the Bad and the Ugly" ou "Il Buono, il brutto, il cattivo"

Il Buono, il brutto, il cattivo (conhecido em Portugal como O Bom, o Mau e o Vilão e no Brasil como Três Homens em Conflito) é o mais conhecido western spaghetti e o último filme da trilogia dos dólares de Sergio Leone. É considerada uma prequela dos outros dois, pois no final o " Estranho sem nome" de Clint Eastwood ganha seu poncho característico.
É estrelado por Clint Eastwood ("Blondie" - loiro, O Bom), Lee Van Cleef (Sentenza "Olhos de Anjo", o Mau) e Eli Wallach (Tuco Benedicto Pacifico Juan Maria Ramirez, O Feio).
Foi filmado na Espanha. Como nos outros filmes, os atores americanos falaram inglês e os italianos, italiano, problema resolvido com dublagem.
O tema de Ennio Morricone é das musicas mais executas na historia das trilhas de cinema.

Quer ouvir?
Baixe aqui!
1966 - The Good, the Bad and the Ugly

Nenhum comentário: