terça-feira, 22 de abril de 2008

Redescobrimento do Brasil

Em 22 de abril se "comemora" o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota de 10 naus e 3 caravelas portuguesas, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Nesses mais de 500 anos que nos separam da expedição cabralina, é importante restabelecer o verdadeiro significado histórico da viagem de Cabral, reduzindo sua dimensão, ainda superestimada na história do Brasil. Vale observar que a idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos portugueses e dos europeus, afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-História. Em abril de 1500, Cabral apenas chegou em terras ocidentais e a partir daí, a intenção de Portugal sempre foi a de criar uma colônia, e não uma nação, o que impôs sobre os que viviam aqui os costumes de sua civilização, da qual nós, que vivemos hoje, somos herdeiros.

Foi pacífico e amistoso esse primeiro contato entre índios e portugueses, que se estendeu ao longo dos dez dias que as caravelas de Cabral permaneceram aqui. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram, e assim começa a historia da colonização do nosso país, ou melhor, do pais dos outros, pois isso aqui nunca foi nosso! Malditos índios pacíficos!!! Eles deveriam ter detonado aquelas porcarias de caravelas e colocado os portugas pra nadar de volta para a Europa, mas não...

Hoje lembramos a data que marca o inicio de uma história suja construída com sangue, sofrimento e exploração. A meu ver a história do Brasil é horrível, amigos. E este horror parece não ter fim!

Aqueles que não conhecem a própria História estão condenados a repeti-la. Os que sabem como e porque estão aqui, se encontram preparados para interferir e transformar o próprio curso da História.
Esse ano temos eleições!!!

Nenhum comentário: