terça-feira, 3 de junho de 2008

Amy Winehouse

Ninguém ganha 5 Grammy's por acaso, né não?

Apesar de sua conturbada passagem pelo planteta Terra, aos 25 anos a inglesa, Amy-Jade Winehouse já conquistou esta proeza.

Virou clichê dizer isto, mas eu engrosso o coro que diz que esta moça tem uma das vozes mais talentosas que ouvimos nos ultimos tempos.

Me entristece ler as histórias sobre sua vida particular e ver suas fotos na midia imprensa e internet. É mais um daqueles casos que vemos de talentos únicos escorrerem pelo ralo. Não me lembro de ver alguém mais "junkie" do que ela. No meu ranking ela já bateu Keith Richards e Kurt Kobain há muito tempo!

Mas o intuito aqui não é falar de seus fracassos, e sim de seus êxitos! Vamos lá!

Esta lady nasceu numa área suburbana de Londres, numa família judaica com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica.
Por volta dos dez anos fundou uma banda de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour". Ela descreveu a banda como sendo "the little white Jewish Salt 'n' Pepa" ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").
Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de um amigo (depois namorado), cantor de soul, Tyler James.

Frank - 2003
O seu álbum de estreia, e meu preferido, foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 2007 ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton. A melhor amiga de infância da Rainha do Soul chamava-se Catherine e frequentou a mesma escola que Amy.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

2003 - Frank


Back to Black - 2007
O seu segundo álbum, recebeu 6 indicações para o Grammy 2008,incluindo os quatro principais (Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007, com mais de 9 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.
Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: Foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece, uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.


Quer ouvir?
Baixe aqui!
2007 - Back to Black

Nenhum comentário: