terça-feira, 6 de maio de 2008

Crisin entrevista: Moveis Coloniais de Acaju

Bem, moçada.
Fui conferir de perto o show dos brasilienses do Móveis Coloniais de Acajú e me surpreendi com a sonzeira dos caras ao vivo. Que pancada na orelha e que astral! Após o show troquei uma ideia com o Esdras (sax) e o André (vocal). Segue aí abaixo nossa conversa juntamente com os discos dos caras que estão sendo postados aqui com a liberação deles.

Show de bola!!!

2001 - EP - Moveis Coloniais de Acaju

Quer ouvir?
Baixe aqui!
2001 - EP - Moveis Coloniais de Acaju

2005 - Idem
Quer ouvir?
Baixe aqui!
2005 - Idem

Segue a entrevista

Eu: O que vocês dizem sobre a relação do Moveis de Acaju e o publico brasiliense? Mesmo vocês já tendo uma estrada considerável, como vc's classificam a receptividade da moçada de Brasília à novas bandas?
Esdras: Temos um festival aqui em Brasília, chamado Móveis Convida, e nossa experiência com ele tem sido das melhores com relação à receptividade do público. Nossa relação com o público por aqui é a melhor possível, mais do que em qualquer outro lugar, em Brasília estamos em casa, e nossa relação de banda, nossa história começou aqui né? Foi onde demos nosso primeiro passo, é sempre muito bom tocar em Brasília.

Eu: Gosto demais de todas as gravações do Moveis, mas porque o Idem é considerado o primeiro disco e não os EP's? Diga-se de passagem todos muito bons!
Esdras: Ehehe, obrigado, tb não sei, deve ser pq é o primeiro de longa duração. Vc chegou a escutar o vinil que lançamos no ano passado com o Gabriel Thomaz cantando músicas do Little Quail e Câmbio Negro? Gosto muito desse tb, mas só tem em vinil e na net.

Eu: Apesar da qualidade do trabalho, é relativamente recente o respaldo nacional do Móveis. Como é para vocês a relação entre o tempo de existência do Móveis e este maior reconhecimento em nível nacional?
Esdras: Foi desde o lançamento do Idem que começamos a viajar e a nos relacionar mais frequentemente com outras cidades, acho que é natural, cada um tem seu momento, e acho que com o Móveis está sendo na hora certa.

Eu: Mesmo sendo contemporâneos e muito diferentes, vc's percebem correlação entre o som do Móveis e alguma coisa do Los Hermanos?
Esdras: Somos contemporâneos e acho que temos influências em comum, tipo o swing, de bandas nacionais acho que Paralamas, bom não sei, pode ser que eu esteja enganado. Os sopros apesar de com uma postura bem diferente no palco podem trazer alguma semelhança para o público. Sei não se tem, que vc acha?

Eu: Vc's acham que o Móveis pode de alguma forma se sentir preterido por não estar no "eixo Rio São Paulo"?
Esdras: De forma alguma, acho que hoje a gente pode escolher, e na nossa situação com família, toda uma história com Brasília, é muito mais fácil ficar por aqui, eu particularmente adoro essa cidade. Mas estamos sempre dando as caras pelo Rio e São Paulo, meio que faz parte da nossa rotina sempre dar uma passadinha e ver como estão as coisas, na verdade fizemos bem mais shows esse ano por lá do que aqui em Brasília, aqui foi só um, e somando as duas temos pelo menos cinco..

Eu: O site de vocês e os blogs são muito legais! Qual a relação do Moveis com a Internet?
Esdras:Obrigado, a gente procura sempre aproveitar ao máximo os recursos de divulgação da net sim, é o mais democrático, não é de fácil acesso a todo mundo ainda, mas tem um bom público, isso ajuda muito a gente na divulgação das músicas, que por sinal estão todas para baixar no site da banda. Tem tb o blog onde além das informações tradicionais de shows a gente conversa fiado sobre qualquer assunto e por aí vai..

Eu: A mídia formal (televisão, jornal, radio) hoje em dia muitas vezes busca acompanhar o que acontece na internet. Vc's sentem isso na relação do Móveis com a mídia formal?
Esdras: Não sei te dizer, mas acho que uma coisa leva a outra, se aparece muito na net, outros meios de comunicação começam a se interessar, e vice versa..

Eu: Lendo sobre o Móveis, percebi em vc's algo meio "Self Made Band". Vc's mesmo se produzem, e cuidam das coisas da banda. É assim mesmo? Como funciona?
Esdras: É sim, tudo começou no lançamento do disco, quando fizemos tudo desde a captação e recursos até a festa de lançamento. Foi um dia muito inspirador e lindo que gerou outros empreendimentos nossos como o Móveis Convida, que hoje é um Festival que movimenta bem a cena por aqui. Acho que hoje o mercado mudou e uma banda precisa saber conduzir sua carreira, claro sempre com apoios e parceiros, mas a banda se envolve em todos os assuntos sim.

Nenhum comentário: