segunda-feira, 31 de março de 2008

Discografia Obrigatória: Novos Baianos

Bem amigos(as)! Com muito orgulho coloco aqui este post. Eu curto demais esses caras!
Com um som formado por elementos universais mas fundamentado na cultura brasileira, o "Novos Baianos" esteve na ativa de 1969 a 1979. Lançaram oito discos que se tornaram ícones da música popular brasileira e do rock brasileiro dos anos setenta.
Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália, o "Novos Baianos" era formado inicialmente por Luiz Dias Galvão, Morais Moreira, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo.
Aqui vai a discografia de um dos ícones da musica brasileira. O Novos Baianos! Os Hippies do Nordeste!
Façam bom proveito!

Novos Baianos - 1970 - Ferro na Boneca!

Com forte influencia topicalista é lançado o primeiro disco "cheio" do" Novos Baianos", após ter lançado alguns compactos que postarei mais tarde...
Eram acompanhados inicialmente pela banda "Os Leifs" , do qual faziam parte Pepeu Gomes e seu irmão baterista, Jorginho Gomes. Pepeu Gomes veio a se casar com Baby Consuelo mais tarde ao se incorporar definitivamente ao grupo

Quer Ouvir?
Baixe Aqui!
Novos Baianos - 1970 - Ferro Na Boneca

Novos Baianos - 1972 - Acabou Chorare

O estouro nacional veio com o segundo LP. Após se fixar em uma cobertura no Rio em 1971 e manter contato com João Gilberto, fica marcada a influencia do consagrado bossanovista neste clássico album. Unanimidade de publico e critica, este disco tem como marca uma fusão de rock e MPB.
Nesta época incorporaram como apoio a banda "A Cor do Som" (postarei mais tarde), composta por Pepeu Gomes, seu irmão Jorginho Gomes na bateria, Dadi no baixo; e Baixinho na percussão.
Este disco foi agraciado recentemente com o primeiro lugar na lista dos 100 discos mais significativos da historia da musica brasileira em uma pesquisa realizada pela revista Rolling Stone Brasil.

Quer Ouvir?
Baixe aqui!

Novos Baianos - 1972 - Acabou Chorare

1973 - Novos Baianos F. C.

No ano de 1973, em pleno clima de fechamento das liberdades democráticas por conta do regime militar, os "Novos Baianos" viviam como uma comunidade quase anárquica em um sitio no bairro de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Fruto dessa convivência existencial e artística, o grupo lança o álbum Novos Baianos Futebol Clube, um disco excelente!



Quer ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1973 - Novos Baianos F C

Novos Baianos - 1974 - Novos Baianos

Em 1974 lançam "Novos Baianos" ainda com Moraes Moreira, que parte para carreira-solo. Este álbum tem como destaque a faixa "O rei da Bola", um frevo afro de Moraes, Pepeu e Galvão, que homenageia o futebol brasileiro.







Quer ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1974 - Novos Baianos

Novos Baianos - 1974 - Vamos Pro Mundo

O início do fim...
Desfalcado de Moraes, o "Novos Baianos" tem na figura de Pepeu Gomes o seu eixo instrumental, fato que fica perceptível no álbum seguinte "Vamos para o Mundo". O grupo ganha o reforço do dançarino Gato Félix para dar maior enfoque cênico às apresentações. Neste álbum predominam as faixas instrumentais que são calcadas no choro, samba, baião e outros gêneros enraizados na cultura popular nordestina.

Quer ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1974 - Vamos Pro Mundo

Novos Baianos - 1977 - Praga de Baiano

Em 1976 Dadi deixa o "Novos Baianos" e forma um novo "A Cor do Som", sendo substituído por outro irmão de Pepeu, Didi. As modificações na formação da banda, incluem também a entrada de Charles Negrita na percussão e a saída de Gato Félix.
Já enfraquecidos pelo processo embrionário das carreiras-solo de Pepeu, Baby e Paulinho, o grupo lança Praga de Baiano. Neste momento o "Novos Baianos" já tinha se tornado uma banda de trio elétrico do carnaval de Salvador, tendo sido Baby a primeira cantora a cantar neste tipo de evento.

Quer Ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1977 - Praga De Baiano

Novos Baianos - 1979 - Farol da Barra

O último trabalho foi Farol da Barra de 1978. Traz como faixa título o último sucesso do grupo, uma bossa que é parceria de Caetano Veloso e Galvão. Além disso dois compositores da tradicional MPB são homenageados: Ari Barroso, com "Isto aqui o que é?" e Dorival Caymmi com "Lá vem a baiana" . No ano seguinte, os integrantes do grupo de forma consensiosa resolvem encerrar as atividades.


Quer Ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1979 - Farol Da Barra

Novos Baianos - Infinito Circular

Em 1997 depois de publicar a autobriografia do grupo intitulada "Anos 70: Novos e Baianos", Galvão consegue reunir a formação original da banda e lançar o CD (duplo) Infinito Circular, reunindo antigas e novas composições do grupo. Entre elas está a faixa-título cantada por Galvão que faz um resumo da ideologia libertária dos caras.




Quer Ouvir?
Baixe aqui!
Novos Baianos - 1997 - Infinito Circular -Disco I:
Novos Baianos - 1997 - Infinito Circular -Disco II:

Compactos dos Novos Baianos
É claro que voces não pensavam que eu deixaria o post incompleto, não é amigos?
Aqui vão os compactos lançados na carreira do "Novos Baianos"

Ah Ha! Este post ficou bom demais! Aproveitem!

Novos Baianos - 1969 - Compacto
Novos Baianos - 1970 - Compacto I
Novos Baianos - 1970 - Compacto II
Novos Baianos - 1973 - Compacto I
Novos Baianos - 1973 - Compacto II
Novos Baianos - 1976 - Compacto

2 comentários:

Anônimo disse...

companheiro, parabéns pelo acervo disponibilizado. enorme riqueza de material. em breve será uma das principais fontes de pesquisa musical. ass. sr. anônimo

Anônimo disse...

Bom gosto. é tudo que tenho a dizer sobre seu blog