quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Super Post! Os Mutantes!

Este post é dedicado ao Louiz! Frenquentador assíduo do blog!

Difícil dizer algo que ainda não tenha sido dito sobre Os Mutantes, né?
A banda foi formada em São Paulo no ano de 1966 por Arnaldo Batista (baixo, teclado e vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo e vocais), participaram também Liminha (Esse mesmo! O megaprodutor na época era baixista) e Dinho Leme (bateria).
Misturando rock and roll com elementos de musica brasileira, psicodelia, drogas, truques de estúdio, criatividade e irreverência singulares, Os Mutantes fazem jus ao título de banda mais representativa do rock brasileiro, não só por tudo que fizeram mas pelo caráter inovador de sua obra e tudo que representam.
Se fosse escrever a história dos Mutantes aqui, o blog ficaria pequeno. Recomendo o link deste site não oficial que está muito legal.
Entretanto vão aqui algumas curiosidades:
-->O Mutantes antes de ter este nome se chamava O’Seis, Para os aficionados este nome não é estranho, não?
-->O nome “Mutantes” foi sugestão de Ronnie Von, que então era artista da jovem guarda.
-->Os Mutantes participaram do elenco fixo do programa de Ronnie Von na TV Record, e gravaram com ele seu disco Ronnie Von Nº 3
-->Por sugestão de Rogerio Duprat, em 1967 Gilberto Gil convocou Os Mutantes a gravar sua musicas “Bom Dia” e “Domingo no Parque” para o III Festival da Música Popular Brasileira, o que aproximou Os Mutantes do movimento tropicalista
-->O Mutantes foi a banda que acompanhou Caetano Veloso no III Festival Internacional da Canção no lendário episódio em que foi vaiado a ponto de não poder ser ouvido. Hehehe
-->O fim da parceria entre os Mutantes, Caetano e Gil, se deu no episodio em que eles foram acusados de ofender a bandeira nacional em um show, fato que acarretou o deporto dos dois... O Mutantes era a banda de apoio deles no episodio.
-->Rita e Arnaldo se casaram em 1971. Ela disse anos depois que o casamento foi apenas pra ganhar independência dos pais e que os irmãos disputaram no palitinho quem assinaria a certidão. Na volta da lua-de-mel, o casal rasgaria a certidão de casamento no programa de TV da apresentadora Hebe Camargo.
-->Em 1973 depois da saída de Rita Lee, Os Mutantes continuaram ativos, porém Arnaldo, debilitado pelo uso contínuo de drogas (em especial o LSD) e em depressão com o final de seu casamento, apresenta comportamentos patológicos, colecionando sacos cheios de lixo, a se comunicar numa espécie de idioma inventado por ele e a fazer planos de construir uma nave espacial.
-->Ainda em 1973 Arnaldo deixa a banda, seguido pelo baterista Dinho. Em 1974, depois de uma briga com os demais integrantes, o baixista Liminha é o próximo a abandonar o grupo.
-->Em 1974 Sérgio Dias decidiu manter a banda, mas teve de reformular toda a sua estrutura. No lugar de Arnaldo, Dinho e Liminha entraram respectivamente Tulio Mourão, Rui Motta e Antônio Pedro Medeiros.
Em 1978, Arnaldo se reuniu com a banda como convidado especial em uma única apresentação, mas não aceitou o convite de Sérgio para voltar aos Mutantes. Com mais alguns desentendimentos, Sérgio decidiu terminar com o grupo.
-->Em 1993, Os Mutantes recusaram um pedido feito por Kurt Cobain, líder do Nirvana e fã confesso dos Mutantes, para que se reunissem novamente.
-->Em 25 de janeiro de 2007, o grupo faz sua primeira apresentação no Brasil em quase trinta anos. Depois disso excursionaram pelo país e produziram um CD/DVD desta investida. Rita Lee e Liminha se recusaram a participar do projeto. Coube à Zélia Duncan a missão de substituir a rainha do rock brasileiro. Eu obviamente não pude deixar de presenciar este retorno.
-->Sérgio Dias e Dinho Leme mantiveram a banda, que lançou em 25 de abril "Mutantes Depois", a primeira canção inédita dos Mutantes em mais de três décadas. O single pode ser baixado gratuitamente na internet.

Eu particularmente não gosto muito da fase pós Rita Lee, mas segue aí a discografia dos caras:

1968 – Os Mutantes
Disco muito inovador e experimental com muita influencia do rock inglês da época, participação especial de Jorge Ben e parcerias com Caetano Veloso

Quer ouvir?
Baixe aqui!

1968 – Os Mutantes

1969 – Mutantes
Este disco marca a estréia de Dinho Leme e Liminha no Mutantes.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1969 – Mutantes

1970 – A Divina Comedia ou Ando Meio Desligado
Considerado um marco na carreira dos Mutantes, este disco caracteriza o distanciamento do Tropicalismo e a aproximação do rock.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1970 – A Divina Comedia

1970 – Tecnicolor
Apesar de gravado em 1970, este disco foi lançado apenas em 2000. Os Mutantes gravaram em inglês para atingir o mercado internacional, mas na época a gravadora Polydor preferiu não lançá-lo.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1970 – Tecnicolor

1971 – Jardim Elétrico
Neste álbum foram utilizados alguns instrumentos fabricados por Cláudio Baptista, irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1971 – Jardim Elétrico

1972 - Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets
O título do disco é uma homenagem a Tim Maia, que era amigo dos Mutantes, e que chamava "baurets" os cigarros de maconha que costumava fumar.
Foi também o último LP com a participação de Rita Lee. Alegou-se na época que sua saída ocorreu devido a diferenças musicais com os irmãos Baptista, mas na realidade esteve mais relacionada com ao fim do seu casamento com Arnaldo, em uma época em que os integrantes do grupo viviam em uma comunidade alternativa na Serra da Cantareira, na zona norte da cidade de São Paulo, onde drogas e trocas de parceiros sexuais eram uma constante. Isso acabou por abalar o relacionamento de Arnaldo e Rita.
Quer ouvir?
Baixe aqui!
1972 - Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets

1972 - Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida
Depois da saída de Rita Lee, ainda foi lançado este disco que apesar da participação ativa dos Mutantes, por motivos mercadológicos foi creditado somente à ela.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1972 - Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida

1973 – O A e o Z
Apesar de gravado em 1973, este disco foi lançado apenas em 1992. A gravadora Polydor na época considerava o disco pouco comercial pelo fato dos Mutantes sem Rita Lee terem se enveredado pelo rock progressivo e pelas viagens de LSD.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1973 – O A e o Z

1975 - Tudo Foi Feito Pelo Sol
Disco gravado com nova formação e novo contrato com nova gravadora, a Som Livre.
Quer ouvir?
Baixe aqui!

1975 - Tudo Foi Feito Pelo Sol

1976 - Cavaleiros NegrosQuer ouvir?
Baixe aqui!

1977 – Mutantes Ao Vivo
Este disco foi um fracasso de público e crítica
Quer ouvir?
Baixe aqui!
1977 – Mutentes Ao Vivo

Um comentário:

Eu Ovo disse...

Os mutantes são demais!
e o blogui também está massa!
Valeu Cristiano, pelos posts e tmb pelos coments.
abração,
Bruno